Todos nós temos um pequeno e secreto cantinho onde guardamos sentimentos, memórias, ilusões, recordações de momentos ou lugares, desilusões e também sonhos!
Os Sonhos comandam a nossa vida, dão-nos asas à imaginação, e nos transportam para além da nossa Alma!
Então esse aqui é meu cantinho:

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Deus Existe

SE AMAR FOSSE FÁCIL

Se amar fosse fácil 
Não haveria tanta gente amando mal, 
Nem tanta gente mal amada. 

Se amar fosse fácil, 
Não haveria tanta fome, 
Nem tantas guerras 
Nem gente sem sobrenome. 

Se amar fosse fácil, 
Não haveria tantas crianças nas ruas 
sem ter ninguém, 
nem haveria orfanatos, 
porque as famílias serenas, 
adotariam mais filhos, 
nem filhos mal concebidos, 
nem esposas mal amadas, 
nem mixês, 
nem prostitutas. 

E nunca ninguém negaria 
o que jurou no altar, 
nem haveria divorcio e nem separação, 
Jamais... 

Se amar fosse fácil, 
Não haveria assaltantes 
e as mulheres gestantes 
não tirariam seu feto, 
nem haveria assasinos, 
nem preços exorbitantes 
nem os que ganham demais, 
nem os que ganham de menos. 

Se amar fosse fácil 
nem soldados haveria, 
pois ninguém agrediria 
no máximo ajudariam 
no combate ao cão feroz. 

Mas o "amor" é sentimento 
que depende de um "eu quero" 
seguido de um "eu espero"; 
e a vontade é rebelde, 
o homem, um egoísta 
que maximiza seu "eu" 
por isso, o amor é difícil 

Jesus Cristo não brincava 
quando nos ensinou a amar. 
E, quando morreu amando 
deu a suprema lição. 
Não se ama por ser fácil, 
ama-se porque é preciso!

Autor: Desconhecido

sábado, 28 de maio de 2011

A juventude de Tarauacá

Queremos melhoras.
Queremos raios de oportunidades.
Já não agüentamos mais atuação desses políticos sem responsabilidade com a nossa juventude. Terminamos o Ensino Médio e ficamos parados sem trabalho e estudos, por isso queremos:
Espaço, respeito, oportunidades e reconhecimentos. Queremos nosso lugar.
É caótica a situação da juventude em Tarauacá. Alguns quando terminam o ensino médio conseguem passar no vestibular para fora do domicilio e assim decide deixar sua família, amigos, sua vida para procurar oportunidade de sobrevivência na cidade grande. O triste que muitos não têm essa alternativa, pois, não são todos que tem condições financeiras de mudar de cidade. E o futuro destes jovens como será?
O asco de tudo isso é saber que na época de eleição aparecem vários candidatos, dizendo que seu trabalho será em prol da juventude.
2012 será ano de eleições municipais, ficam atentos, já vimos e ouvimos esse discurso, não se iludam. Vamos mostrar que podemos mudar, vamos à luta, vamos vestir nossa camisa, defendendo nossas causas, levantando nossas bandeiras.
Queremos propostas concretas.
Queremos ação.
Vamos acabar com esse discurso que a juventude é futuro. Juventude é presente, é hoje, é o agora, o que adianta falar de juventude amanhã se na verdade as vidas de jovens se definem hoje.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

Retrato da Educação do Brasil nas placas de propaganda

Mandar confeccionar placas de divulgação é uma prática constante principalmente no comércio do nosso país. Fazer estas placas ou escrever em muros é uma profissão que tem um público certo, porém para exercê-la é preciso muito mais do que habilidade e firmeza nas mãos. É preciso ter o mínimo de conhecimento da nossa língua mãe. E não é isto que contatamos na grande maioria de placas espalhadas pelo nosso grande Brasil. Elas refletem a realidade da educação do nosso país.
 O aluno, no início da sua alfabetização, é estimulado a escrever o mais livre possível para que consiga expressar seu pensamento e sua linguagem através da escrita. Primeiro o aluno precisa aprender a lidar com a escrita e num segundo passo será orientado quanto a ortografia, pois somente quando estiver numa fase mais madura de aprendizagem é que terá condições de perceber que a pronúncia das palavras não lhe dá embasamento para chegar à ortografia.
Diante desta infinidade de placas, cartazes e folhetos de divulgação que são escritos e impressos com erros e que circulam pelos quatro cantos do nosso país constatamos que estes profissionais ainda se conservam na fase inicial da escrita. Já se tornaram adultos, ingressaram no mercado de trabalho e continuam estagnados na aprendizagem, provavelmente porque abandonaram a escola assim que aprenderam a assinar o próprio nome. Tanto quem trabalha com a confecção das placas quanto quem as encomenda não consegue identificar o erro na palavra deixando claro que se conservam na fase inicial da escrita engrossando a porcentagem dos analfabetos funcionais.
É certo que o nosso idioma é muito complexo e que todos nós já hesitamos, em algum momento, ao escrever alguma palavra, porém quando acontece a dúvida recorre-se às fontes que possam saná-las. Há também os termos regionais que somente são usados numa determinada região dificultando sua grafia quando mencionada em outra. E também podemos citar nossa maior vilã da ortografia que é a oralidade.
Porém, o que quero chamar a atenção é sobre a quantidade de pessoas que acabam deixando a escola, seja por que motivo for, nos estágios iniciais da alfabetização e depois optam por trabalhar numa profissão que utiliza a grafia da língua materna como matéria prima. Está aí a constatação do quão NÃO importante é o saber na nossa cultura.
Veja no exemplo abaixo a falta de comprometimento com o nosso Português:
Tanto o Departamento de Trânsito quanto o profissional que confeccionou a placa não sabe qual é a maneira correta de se escrever “exceto”, caso contrário o DETRAN desta cidade não permitiria que a mesma fosse colocada em área pública.
 

Aqui estão mais alguns exemplos de placas, portas de comércio e muros com erros na grafia:


Meu respeito pelos profissionais que confeccionam placas, letreiros, folders e tantos outros é imenso e fica aqui o meu protesto pelo fato de eles não terem bagagem para desenvolver o seu ofício da melhor maneira possível.
Está mais do que na hora do nosso povo se apropriar de uma educação de qualidade, pois ler uma propaganda bem escrita também é fonte de aprendizagem e deixar exposto estas palavras escritas de forma totalmente errada é colaborar para o reforço do analfabetismo.

Presidente da Ubes apoia suspensão do kit anti-homofobia

Daniella Jinkings
Da Agência Brasil

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) apoia a decisão da presidente Dilma Rousseff de suspender a distribuição do kit informativo de combate à homofobia nas escolas públicas de ensino médio. Para o presidente da Ubes, Yann Evanovick, o kit é uma boa ideia para combater o preconceito, mas o conteúdo do que foi produzido não é o ideal.
“Assisti aos vídeos. Um deles, no qual o rapaz é bissexual, passa uma mensagem que levaria pessoas que ainda estão decidindo sobre sua sexualidade a adotar o bissexualismo”, disse Evanovick à Agência Brasil.
Segundo ele, o governo deve ampliar o debate sobre o tema, convocando o movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), a Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a própria Ubes. “Se a sociedade está questionando, é porque existe alguma falha. É preciso rever isso para que as pessoas não se escandalizem”, afirma.
O presidente da Ubes acredita que o material, se revisado, será eficaz no combate ao preconceito dentro das escolas. Segundo ele, há muitos alunos que deixam de estudar por causa do bullying (assédio violento praticado entre estudantes) e do desrespeito dentro do ambiente escolar. “Todo instrumento que o estado use para combater o preconceito, seja por racismo, seja contra homossexuais, é bom”.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta (26) que os kits vão ser refeitos, pois a presidente Dilma não gostou do conteúdo do material. Eles serão submetidos à Comissão de Publicações do Ministério da Educação (MEC) para que seja produzida uma nota técnica apontando quais as mudanças que deverão ser feitas. As escolas não serão obrigadas a adotar o kit.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Estudantes do Ensino Médio são selecionados para Bolsa Primeiro Emprego.


A Escola Djalma Batista apresenta a lista dos estudantes que foram selecionados para receberam a Bolsa Primeiro Emprego e que vão trabalhar na prefeitura a partir da próxima semana.

A seleção dos estudantes obedece o critério das melhores notas alcançadas em 2010. Todas as notas são somadas e depois retirada a média final desses estudantes.

Maria Angélica de Souza Asceno que teve o melhor desepenho entre todos os estudantes alcançando a média de 98,0. O segundo colocado foi Antônio Taison de Mendonça com média de 97,9 pontos.

A Bolsa Primeiro emprego foi criada em através do Projeto de Lei Nº 013 de 17 de dezembro de 2002, de autoria do então vereador Chagas Batista Lopes.

São selecionados 10 alunos para trabalhar.

O Diretor da Escola Djalma Batista Professor Francisco Souza reuniu os estudantes selecionados para discutir os procedimentos e a documentação que os mesmos devem apresentar para que possam receber o benefício.
 

Ex-Vereador chagas Batista - autor da Lei do Primeiro emprego


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Após cena com lésbicas, novela do SBT terá beijo entre homens

Depois do primeiro beijo homossexual em uma novela brasileira, "Amor e Revolução" deve apresentar relacionamento entre dois homens.

Nas últimas semanas, o folhetim do SBT "Amor e Revolução" quebrou uma barreira importante ao mostrar um beijo entre as personagens Marcela (Luciana Vendramini) e Marina (Giselle Tigre). Agora, a novela irá exibir uma cena protagonizada por dois homens, de acordo com o colunista do Yahoo! Leo Dias.

Quem dará vida à sequência – que já foi escrita – são os atores Carlos Thiré e Lui Mendes, que interpretam o diretor de teatro Chico Duarte e o carcereiro Jeová, respectivamente. A previsão é que a cena entre no ar no início de julho.Temendo uma reação negativa do público, o autor Tiago Santiago afirmou que pretende soltar um aviso prévio sobre o acontecimento. "Estou propondo para que, antes da cena entrar no ar, um locutor avise que haverá uma cena de um beijo entre dois homens", disse à coluna. "Isso é para não pegar ninguém de surpresa." A produção não deve estacionar na temática da homossexualidade; Amor e Revolução quer ir mais longe e, para isso, vai cutucar o catolicismo.

Em texto publicado na Folha de S.Paulo, o colunista Alberto Pereira Jr. diz que Santiago se prepara para colocar a personagem de Marilice Cosenza na novela, e que ela aparecerá grávida do padre Inácio – vivido por Pedro Lemos.
Por AdNews.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cuida de Mim!!!




A nós professores e pais está ai uma lição que devemos com urgência colocar em prática, cuidar bem de nossas crianças que serão no futuro o que fizermos delas... As flores do futuro regam-se hoje...

Uma inspiração muda tudo

.


O dia em que uma empresa fez de uma metrópole um lugar mais feliz
Há duas semanas, saiu na internet e acabou por se viralizar a partir do youtube, um vídeo da Brastemp, que essa semana fez-se muito presente entre os posts do facebook de amigos meus. Adorei o vídeo e, então, pensei em compartilha-lo com vocês.
O vídeo "O dia em que um sorriso parou São Paulo", feito pela Brastemp, convidou as pessoas a sorrirem para o mundo. A ação da Brastemp acabou por se tornar um viral, já que em 11 dias foi acessado quase um milhão de vezes.
A intenção foi explorar a situação do cotidiano urbano de uma cidade grande, que é São Paulo. O objetivo foi mostrar que, até nas situações mais comuns da nossa rotina, uma pequena inspiração pode fazer a diferença. O cenário são as ruas de São Paulo, infestadas pelos carros, no trânsito matinal. Até que algo muda todo o plano clichê: estações de rádio passam uma mesma mensagem aos seus ouvintes, convidando-os a sorrirem para a pessoa do carro ao lado. Naquele momento, pessoas que não se conhecem, de bairros diferentes, trabalhos diferentes, interesses diferentes e vidas diferentes se uniram para dividir um momento.
Adorei a iniciativa da Brastemp, afinal, ainda precisamos ser lembrados de sorrir.

sábado, 21 de maio de 2011

JUVENTUDE DE TARAUACÁ QUER TRABALHO DIVERSÃO E COOPERAÇÃO SOLIDÁRIA



O cachorro


Nós dois no quarto: meu cachorro e eu.
Lá fora, a tempestade uiva, desenfreada, assustadora. O cachorro está sentado à minha frente – e me olha direto nos olhos. Eu também olho para os olhos dele. Parece que quer me dizer alguma coisa.
É mudo, sem fala, nem entende a si mesmo – mas eu o entendo. Entendo que neste instante, nele e em mim, vive o mesmo sentimento e entre nós não existe a menor diferença. Somos idênticos; em cada um, arde e brilha a mesma chama, pequena e tremula. A morte virá voando, vai abanar sobre essa chama suas asas frias e largas...
E fim! Depois, quem poderá distinguir que chama ardeu em cada um de nós? Não! Não são um animal e um homem que se olham... São dois pares de olhos idênticos, concentrados um no outro. E em cada par de olhos, no animal e no homem, a mesma vida assustada tenta se agarrar no outro. 

Ivan Turguêniev Tradução: Rubens Figueiredo

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Um bom professor, um bom começo

Valorizar o bom professor é questão prioritária para a melhora da qualidade da Educação em nosso País!
Participe, apóie, valorize!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Felicidade

Não olhe a tristeza do homem destruindo uma floresta,  olhe sim a beleza de uma flor brotando...  Não sinta a chuva ácida queimar as coisas, sinta o frescor de uma chuva após um dia quente.
Não imagine a poluição dos mares e nas praias, mas imagine o nado de um golfinho numa água cristalina. 
Não escute o barulho de uma máquina barulhenta, escute sim o canto dos pássaros em uma floresta... Não fique triste com um amor que te deixou, mas fique alegre com os com os amores que ainda estão por vir... 
Não chore por uma morte de uma pessoa querida,  de gargalhadas por uma vida nascida...  Muitas pessoas só se lembram das coisas ruins do mundo, das tristezas que o mundo oferece;  Temos que lembrar que o mundo não é perfeito, mas que existem coisas perfeitas nele. 
Existem coisas maravilhosas neste mundo,  aproveite sua vida observando as coisas lindas deste mundo, pois a vida é curta e depois da morte, ninguém sabe o que esta por vir; Talvez um lugar melhor que este, ótimo, esperamos que sim, mas também pode ser um lugar pior, ou que não seja nada. 
Veja a felicidade nas coisas simples pois a felicidade é simples, não tente complicar uma coisa simples, pois a simplicidade é o caminho para a FELICIDADE.

Autor Desconhecido

Professora Amanda Gurgel, do RN, fala sobre situação crítica da educação e vira heroína nas redes sociais.




RIO - A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 54 mil visualizações no You Tube. Desde o começo da tarde desta quarta-feira (18) o nome "Amanda Gurgel" já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.
Em seu depoimento, Amanda Gurgel acaba fazendo um resumo preciso sobre o quadro da educação no Brasil apresentando seu contracheque de R$ 930 reais. "Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930".
A professora continua seu discurso dizendo que "os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não aguentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo, e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade".


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/05/18/professora-amanda-gurgel-do-rn-fala-sobre-situacao-critica-da-educacao-vira-heroina-nas-redes-sociais-924489175.asp#ixzz1MnfcamVS 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Não vá ainda





“...O que você quer?
O que você sabe?
Não é fácil prá mim
Meu fogo também me arde
Às vezes
Me vejo tão triste...
Onde você vai?
Não é tão simples assim
Porque às vezes
Meu coração não responde
Só se esconde e dói...”
Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.
Oscar Wilde

terça-feira, 17 de maio de 2011

LIVRE PENSAR


Como é impressionante o poder da arte, ela embala a solidão como se fosse uma mãe, afagando o seu filho no colo sem receios, sem pudor, sem barreiras...
Como ela dá cores novas ao cotidiano!
Os nossos momentos ficam mais alegres e através dela todos os homens comuns se tornam artistas, pois cada um sabe viver seu personagem, de acordo com sua real necessidade...
O cantor abre seu descontentamento com suaves melodias; O escultor expressa toda a extravagância que existe em sua alma; O poeta usa as palavras para afugentar a solidão; O ator se cobre com insanos rostos para quem sabe achar o seu;
O instrumentista desenha com seus dedos todas as rotas do seu destino; O escritor transcreve para o seu livro todo o final da sua verdadeira historia, até porque como todos dizem; que a vida imita a arte e a arte imita a vida;
E por ai vai à arte espalhando conteúdos para muitas almas solitárias, pois ela não tem de ser entendida, ela tem que ser vivida, com a total entrega daqueles que sabem como viver, pois cada um , é um sobrevivente do seu próprio mundo...
Com a arte milagres acontecem, isso depende muito do olhar que devemos ter perante o artista, pois tudo na vida é relativo, isso é uma certeza absoluta, eu posso não gostar de um determinado artista, mas com certeza alguém em minha volta gostará, pois sempre achamos à tradução daquilo que realmente nos interessa.
Ouço muitas pessoas criticarem novelas, seriados, programas de modo geral em televisão, mais isso tudo depende muito como olhamos os referidos entretenimentos, pois temos que buscar a essência de cada palavra para levarmos para nossa vida pessoal, muitas vezes as pessoas são ávidas de cultura, mas como poder saciá-las?Sabemos que o acesso só é permitido a poucos, e com isso só nos resta a TV, sabendo identificar cada gesto, cada palavra, cada exemplo, com certeza traremos para nosso convívio boas lições.


E que venha a arte em todas as formas...
Estarei de braços abertos para recebê-la!



Alberto Pires

sábado, 14 de maio de 2011

Pro final de semana:




“... Nessa terra de gigantes
Que trocam vidas por diamantes
A juventude é uma banda
Numa propaganda de 
refrigerante
Hey mãe, eu já não esquento a cabeça
Durante muito tempo isso era só o que eu podia fazer
Mas, hey mãe, por mais que a gente cresça
Há sempre alguma coisa que a gente não consegue entender
Por isso mãe, só me acorda quando o sol tiver se posto...”

Às vezes é um instante. A tarde faz silêncio. O caos do pensamento. A lógica do vento. A órbita do tempo. A pausa do retrato. A voz do coração. A fórmula da vontade. Então resolvo escrever.
Esses dias percebi que sou humana demais pra encarar a sujeira desse mundo.
Vejo a hipocrisia de muitos na corrida contra o tempo para chegarem ao poder, para se tornarem respeitados, reverenciados e endinheirados. Desrespeitando seus semelhantes se desqualificando e se submetendo a qualquer coisa para alcançar seus objetivos.
Seria tão gratificante se essa ganância fosse a favor dos mais humildes e necessitados, mas, o pior que é só em benefícios de si mesmo.
A sujeira desse mundo me atormenta, quero sossego, quero que o meu relógio atrase. Não quero presa. Daqui nesse momento, do meu olhar pra fora o mundo é só miragem. A sombra do passado, borra a maquiagem. Quando eu olhar pro lado quero estar cercada só de quem me interessa.


Sobreviva ao que vier

Vá em frente. Aos trancos e barrancos. Tenha. Seja. Faça. E se não conseguir. Ligue o seu computador e chore: por não ser tão hipócrita, tão lindo, tão maravilhoso, tão burro, tão perfeito, tão rico, tão poderoso. Chore por não conseguir ser falso, mentiroso, por ler vários livros, por procurar estudar, trabalhar honestamente, por morar no subúrbio, por comprar roupas na promoção. Chore muito. Escreva um texto mais ou menos, publique no seu blog. Depois vá dormir, e deite tranqüilo, por não fazer parte dessa grande sujeira que o mundo se tornou.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A magia do Teatro


Você já parou para observar o mundo que está a sua volta? Nas ficções ambulantes que sempre encontramos nos amigos que gostam de inventar uma boa estória; no vizinho que faz questão de lhe cortejar com a manchete mais fresca do bairro; ou no feirante que clama com a certeza de que o mundo inteiro está lhe ouvindo?
É com esse olhar curioso que vamos buscar a beleza das coisas simples da vida e desmanchar a idéia de que teatro é um “bicho de oito cabeças”. Pois teatro é arte e arte é simplesmente nossa vida. É isso mesmo, teatro são os melhores momentos da nossa vida transferidos para o “palco”.
No dia-a-dia, vira e mexe nós estamos vivendo tragédias e comédias. Seria loucura dizer que teatro rima com imitação, se a célula do teatro não fosse a imitação do ser, do mel e da melancolia, da dor e da doçura, das comédias e tragédias do nosso dia-a-dia.
Considerando a mágica essência da arte, talvez o teatro seria o caminho de uma sociedade melhor, mais fraterna. Talvez seria imitando o ser que passaríamos a compreender o que está por trás do mel e da melancolia das pessoas. É através desse mergulho teatral – de imitações – que vamos casar com a esperança e nos divorciar do preconceito e da intolerância. Levantar a sensação de que a vida é uma grande metáfora, ou seja, UM GRANDE PALCO ILUMINADO.
Jones Cruz

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Eu nasci há 25 anos atrás



Uma paródia de Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás, do Raul Seixas. E essa paródia prova que em 25 anos também dá pra ver bastante merda.

A paródia foi feita pelo grupo Javipior, mais precisamente por Leonardo Seródio

quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Dia Que Não Terminou



“...Me sinto tão estranho aqui
Que mal posso me mexer, irmão
No meio dessa confusão
Não consigo encontrar ninguém
Onde foi que você se meteu, então?
Tô tentando te encontrar
Tô tentando me entender
As coisas são assim...”

Dica:



Não se deixe escravizar. 
Se alguém o ofender ou fizer mal, procure perdoar, esquecer. E peça a Deus a oportunidade de ser útil a
essa pessoa. 

Não esqueça: todo dia é excelente oportunidade para iniciar a

limpeza da casa mental. Comece agora mesmo.
Autor:
Redação do Momento Espírita


Deus nos criou para vivermos a vida em toda a sua plenitude, para sermos felizes, sermos livres... Não se deixe escravizar... Não seja escravo da ganância... Do egoísmo... Da amargura... Do ressentimento... Da falta de tempo...
Tenha tempo para Deus, para sua família, para você mesmo! 
Seja livre para amar... Para perdoar... Para sonhar... Para viver!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Saudades... Essa tem endereço certo:

Lembranças vão, saudades ficam...




“... Você me deixou
E aqui dentro meu coração ficou partido
Nessa cidade, não vou mais sorrir...”


 Não quero mais saber, o que eles vão dizer
Sobre o que eu vou fazer ou sobre o que eu não vou ser
O caminho é longo eu sei
E eu vou fazer valer
Cada segundo que eu passo sem dizer por que
Vou mergulhar mais fundo
Sair do quarto escuro.
 
Hori

segunda-feira, 9 de maio de 2011

 “Não me diga como devo ser, gosto do jeito que sou. Quem insiste em julgar os outros, sempre têm alguma coisa pra esconder.”
 Renato Russo

domingo, 8 de maio de 2011

A todas as Mães, a todas sem excepção, um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! Parabéns.


O Dia da Mãe não é apenas o dia da nossa mãe, mas sim de todas as mães do mundo. Independentemente de ter sido quem nos deu à luz, a sua religião, raça ou espécie, devemos apenas respeitá-las e mostrar-lhes que nos lembramos delas.
Parabéns a todas as mamães que me leiam agora, sintam-se abraçadas com todo amor e carinho que existe em mim. E para a minha mãe desejo toda a felicidade do mundo nesse dia e todos os outros. Amo-te, e obrigada por tudo que fez e faz por mim.
Mulher forte, batalhadora, digna e merecedora de todo o amor e respeito de suas filhas. Obrigada por ter me ensinado a importância do amor.
Amo-te mãe!

sábado, 7 de maio de 2011

Minha mãe



Humildemente quero te desejar um dia das mães maravilhoso, cheio de risos e brincadeiras entre nós. Sei que será!
E não só nesse dia, mas em todos os outros que virão.
Só tenho a te agradecer por tudo que representa na minha vida, sabe mãe quando eu crescer vou ser assim como você...
Quero te agradecer por tudo que representas na minha vida.
Pelo o cuidado que tem comigo, pela a compreensão, pela a dedicação e respeito por mim...
Quantas vezes você já me olhou de uma maneira frágil e acolhedora e enxugou minhas lagrimas de frustrações e dor, alisando-me os cabelos.
Se não fosse você mãe não suportaria enfrentar esse mundo de pessoas maldosas e injustas.
Minha mãe é um exemplo de coragem e determinação, com o coração recheado de amor e compaixão.
Amo-te MÃE!CORAÇAO1

sexta-feira, 6 de maio de 2011

GRAVATA COLORIDA


Vi na blusa de um amigo:



"Quando eu tiver bastante pão

para meus filhos

para minha amada

pros meus amigos

e pros meus vizinhos

quando eu tiver livros para ler

então eu comprarei uma gravata colorida

larga bonita

e darei um laço perfeito

e ficarei mostrando a minha gravata colorida

a todos os que gostam de gente engravatada..."

 Solano Trindade

Elogio do aprendizado

Aprenda o mais simples! Para aqueles
Cuja hora chegou
Nunca é tarde demais!
Aprenda o ABC; não basta, mas
Aprenda! Não desanime!
Comece! É preciso saber tudo!
Você tem que assumir o comando!

Aprenda, homem no asilo!
Aprenda, homem na prisão!
Aprenda, mulher na cozinha!
Aprenda, ancião!
Você tem que assumir o comando!
Freqüente a escola, você que não tem casa!
Adquira conhecimento, você que sente frio!
Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.
Você tem que assumir o comando.

Não se envergonhe de perguntar, camarada!
Não se deixe convencer
Veja com seus olhos!
O que não sabe por conta própria
Não sabe.
Verifique a conta
É você que vai pagar.
Ponha o dedo sobre cada item
Pergunte: o que é isso?
Você tem que assumir o comando.


Bertolt Brecht(1898-1956)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sou Feliz Por Ser Assim



“O simples é aquele que não simula ser o que não é que não dá demasiada importância a sua imagem, ao que os outros dizem ou pensam dele.
A pessoa simples não calcula os resultados de cada gesto, não tem artimanhas e nem segundas intenções. Ela experiência a alegria de ser, apenas. Não se trata de levar uma vida inconsciente, mas de reencontrar a própria infância. Mas uma infância como virtude, não como estágio da vida.
Uma infância que não se angustia com as dúvidas de quem ainda tem tudo por fazer e conhecer.
A simplicidade não ignora, apenas aprendeu a valorizar o essencial.”

Ser de Esquerda


Ser de esquerda é não aceitar as injustiças, sejam elas quais forem como um fato natural. É não calar diante da violação dos Direitos Humanos, em qualquer país e em qualquer momento. É questionar determinadas leis – porque a Justiça, muitas vezes, não anda de mãos dadas com o Direito; e entre um e outro, o homem de esquerda escolhe a justiça. 

É ser guiado por uma permanente capacidade de se estarrecer e, com ela e por causa dela, não se acomodar, não se vender, não se deixar manipular ou seduzir pelo poder. É escolher o caminho mais justo, mesmo que seja cansativo demais, arriscado demais, distante demais. O homem de esquerda acredita que a vida pode e deve ser melhor e é isso, no fundo, que o move. Porque o homem de esquerda sabe que não é culpa do destino ou da vontade divina que um bilhão de pessoas, segundo dados da ONU, passe fome no mundo.

É caminhar junto aos marginalizados; é repartir aquilo que se tem e até mesmo aquilo que falta, sem sacrifício e sem estardalhaço. À direita, cabe a tarefa de dar o que sobra, em forma de esmola e de assistencialismo, com barulho e holofotes. Ser de esquerda é reconhecer no outro sua própria humanidade, principalmente quando o outro for completamente diferente. Os homens e mulheres de esquerda sabem que o destino de uma pessoa não deveria ser determinado por causa da raça, do gênero ou da religião.

Ser de esquerda é não se deixar seduzir pelo consumismo; é entender, como ensinou Milton Santos, que a felicidade está ancorada nos bens infinitos. É mergulhar, com alegria e inteireza, na luta por um mundo melhor e neste mergulho não se deixar contaminar pela arrogância, pelo rancor ou pela vaidade. É manter a coerência entre a palavra e a ação. É alimentar as dúvidas, para não cair no poço escuro das respostas fáceis, das certezas cômodas e caducas. Porém, o homem de esquerda não faz da dúvida o álibi para a indiferença. Ele nunca é indiferente. Ser de esquerda é saber que este “mundo melhor e possível” não se fará de punhos cerrados nem com gritos de guerra, mas será construído no dia-a-dia, nas pequenas e grandes obras e que, muitas vezes, é preciso comprar batalhas longas e desgastantes. Ser de esquerda é, na batalha, não usar os métodos do inimigo.

Fernando Evangelista

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reflexão sobre a ação norte-americana e a morte do Osama Bin Laden

bin-laden-morreu-diz-obama
Neste início de maio, o fato que vem tomando conta do noticiário mundial foi o ataque norte-americano e a morte de Osama Bin Laden, líder da rede Al-Qaeda, responsável por ações terroristas em várias partes do mundo, sendo a maior delas, no dia 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos.
Diante do fato amplamente anunciado, compreendo que cabe ser feita uma análise da situação, buscando criar um juízo de valor, que nos permita avaliar se “o fim justifica os meios”, ou seja, se ação norte-americana foi realizada dentro dos padrões da civilização humana da atualidade.
Cabe ressaltar que aqui não se pretende fazer defesa dos atentados e atos terroristas, que provocaram milhares de mortes de pessoas e que ficarão sempre registrados em nossa memória como episódios lamentáveis, independente dos motivos alegados pelos autores dos mesmos.
A primeira questão que merece reflexão é que a ação norte-americana ocorreu no Paquistão, sem o prévio conhecimento e participação do governo daquele país, deixando um sério precedente que os Estados Unidos, ou qualquer outra potência mundial, pode, semelhantemente, atuar militarmente em outra nação para caçar terroristas, sem respeitar a soberania da mesma.
Os Estados Unidos continuam se considerando a “palmatória mundial”, se achando no direito de interferir em qualquer país que julgar conveniente, passando por cima da autoridade local, como já ocorreu entre nós, tendo como exemplo, o apoio dado aos militares durante o Golpe de 1964, sem respeitar o governo legalmente constituído da época.
Outra questão a ser avaliada é forma como Osama Bin Laden foi morto, já que os noticiários indicam que o mesmo não se encontrava com armas, deixando evidente que ocorreu uma execução sumária diante o arsenal utilizado pelos militares norte-americanos.
A ampla comemoração nos Estados Unidos em outros países do fato de Osama Bin Laden ter sido morto indica, no meu entendimento, um péssimo sinal do ponto de vista da civilidade, já que se observa que as pessoas se encontravam celebrando um assassinado, o que não deveria ocorrer, mesmo se tratando de uma pessoa considerada inimiga.
Compreendo, ainda, que, guardada as proporções, a ação dos Estados Unidos se assemelha a ação de um esquadrão da morte em muitas localidades, que tem objetivo eliminar determinadas pessoas, sem permitir qualquer forma de defesa, como se deu no caso aqui analisado.
A defesa da ação norte-americana pode significar, também, uma sutil defesa da pena de morte, diante argumentos utilizados como: “o mundo ficou livre de suas maldades” e “ele pagou por seus crimes”, o que, aliás, foi dito por um dos jornalistas ao afirmar: “Ficamos livres daquela voz e da daquela imagem”, ou seja, os mesmos argumentos utilizados pelos defensores da pena de morte.
É importante lembrar que no tocante ação norte-americana, ficaremos restritos a versão oficial dos fatos, porém não resta dúvida que o propósito era matar quem estivesse no interior da casa objeto do ataque, não havendo, portanto, o interesse em prender e levar para julgamento as pessoas ali presentes, o que seria eticamente correto dentro dos padrões da civilização moderna.
Conforme os noticiários, houve utilização de práticas de tortura para obtenção das informações sobre a localização de Osama Bin Laden, que não condiz com as relações humanas e não teve ser aceita em nenhuma situação e que deveria ser objeto de ampla rejeição da comunidade mundial.
Finalizando, entendo que passada a euforia de muitas pessoas com a morte de Osama Bin Laden, qualquer avaliação isenta dos acontecimentos indicará que os meios utilizados não foram os mais apropriados, apesar da comemoração de vitória do povo e governo norte-americano.