Todos nós temos um pequeno e secreto cantinho onde guardamos sentimentos, memórias, ilusões, recordações de momentos ou lugares, desilusões e também sonhos!
Os Sonhos comandam a nossa vida, dão-nos asas à imaginação, e nos transportam para além da nossa Alma!
Então esse aqui é meu cantinho:

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Lealdade X Fidelidade

Afinal, são ou não a mesma coisa?
A meu ver, são coisas bem diferentes.
Defendo a lealdade como o principal item de uma relação. E não estou dizendo que fidelidade não é importante (viu, meninos?). É, e muito! A fidelidade é o respeito a um contrato firmado entre duas partes, porém a lealdade ultrapassa esse contrato. Ela existe em relação a todas as pessoas e situações.
Podemos encontrar ex-infiéis… Agora ex-desleais, duvido!
A infidelidade põe fim ao compromisso que existia, mas não impede que outro compromisso seja firmado, desde que ambos estejam dispostos. Já a falta de lealdade, não tem conserto. É parte do caráter da pessoa. Sua essência.
A lealdade não acaba quando acaba o relacionamento. É o respeito, a dignidade. A memória de tudo que foi vivido. A decência e coragem de assumir seu erro, independente das conseqüências. Eu diria que a lealdade é eterna. Profundo, não?
Por isso digo que ela é mais importante do que a fidelidade. Afinal, as pessoas têm muito mais importância do que os compromissos. Compromissos começam e acabam, são reformulados, conversados, adaptados. Já as pessoas deixam marcas eternas. Não podem ser “refeitas”.
A infidelidade deve ser evitada a todo o custo, pois fere o orgulho e pode acabar com as relações. Mas não faz ninguém menor, ou mau. Apenas mostra a fragilidade do ser humano.
Agora a deslealdade… Ah, essa não tem desculpa.
Aline Ramos

Nenhum comentário: