Todos nós temos um pequeno e secreto cantinho onde guardamos sentimentos, memórias, ilusões, recordações de momentos ou lugares, desilusões e também sonhos!
Os Sonhos comandam a nossa vida, dão-nos asas à imaginação, e nos transportam para além da nossa Alma!
Então esse aqui é meu cantinho:

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Trabalho da Faculdade

Universidade Aberta do Brasil - UAB

Universidade de Brasília - UnB

Instituto de Artes – IdA


Licenciatura em Artes

Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3

Prof.: Christus Nóbrega

Tutora: Juliana Duarte de Souza Costa

Acadêmica: Maria Claudione de Souza Rodrigues

Tecnologias Contemporâneas na Escola 3

Atividade 5 (Unidade 2)

“Novela Passione


"A novela é um gênero sem forma, porque nela cabe tudo."

(Francisco Ayala)

Tarauacá-Acre, 02/09/2010

Novela Passione

Maria Claudione de Souza Rodrigues

No período dessas duas semanas venho acompanhando a novela Passione de Silvio de Abreu, a qual passa em horário nobre da Rede Globo, e como todos sabem é um horário de maior audiência das três maiores emissoras de nosso país. Nesse período pude ver com um olhar crítico o que uma novela pode causar nas vidas das pessoas, principalmente uma “boa” novela como é considerada passione.

Uma novela com vilões, mentiras, mocinhos, dramas, humor, lágrimas, riqueza, poder, ambição, sexo etc. Percebo que como qualquer outra novela essa começou com alguns casais felizes e satisfeitos, no desenrolar da trama vi que Silvio de Abreu deu rumo diferente aos casais que no começo parecia ficarem juntos. No decorrer da novela percebo que Silvio de Abreu foi dando rumo diferente a historia desses casais e fazendo com que o público mudasse sua torcida por esses casais. É justamente nesse ponto que vejo o quanto o povo são influenciados pelo o autor de uma novela, esses dias vi a vontade enorme que tem os telespectadores pela a descoberta do segredo de um dos personagens dessa trama o qual é o Gerson (Marcelo Antony), percebi que esse foi um dos pontos a serem discutidos na novela nesse período, onde a esposa do mesmo que é Diana descobre o seu grande segredo, e nas chamadas da novela nesse período vi que algumas pessoas que às vezes estavam comigo no momento dessas chamadas falavam que não iriam perder essas cenas, nesses momentos lembrava essa tarefa que agora estou realizando, algumas vezes fiz analises de como são os pensamentos dessas pessoas.

Durante esses analises feitos nessas semanas sobre esse novelão, percebi que Silvio de Abreu fez mudanças em seu trabalho vejo que a prova disso é

Essa novela a qual tem uma diferenciação de seus outros trabalhos, a diferença está no desenrolar da trama, o qual é bem mais avançado do que os seus demais sucessos na TV. Em entrevistas Silvio de Abreu disse que seu trabalho como autor de novelas mudou por que “Ele percebeu a tempo que a TV também sofre para encontrar seu lugar concorrendo com a internet e o poder de alcance de mídias sociais como o Twitter e o Facebook. Tudo isso sem contar com a presença dos games online e dos canais pagos, divertimentos que aumentaram seu alcance nos últimos anos e também roubaram parte da audiência de um produto que em seus tempos áureos chegou a ter de 70% dos televisores ligados acompanhando os acontecimentos de um folhetim global” (www.colheradacultural.com.br). Podemos perceber o quanto a mídia capricha para ter atenção dos telespectadores, e o impressionante é o que são capazes de mostrar para alcançar seus objetivos, é ai que temos que estamos atentos a tais seduções da mídia. Um assunto que não posso deixar de comenta é a banalização do sexo, percebo que a pratica do sexo é feito para satisfazer desejos sexuais, sem amor sem e afinidade, só por pura sacanagem ou interesse pessoal. Julgo que isso incentiva as crianças e os adolescentes a resolverem seus problemas com esses meios. O qual é o caso da senhora Valentina que tentar colocar sua neta nessa vida obrigando-a a se vender para suprir com suas necessidades financeiras.

Então essa historia tem dois lados, um lado é que mostra o que acontece na sociedade e o que essa senhora pode pagar por esse crime e outro lado é que se realmente a netinha da dona Valentina se vendesse iria resolver seus problemas financeiros e sua relação com a vovó, e como já tem outros exemplos na novela que sexo não tem valor e é feito com qualquer um e em qualquer lugar por que não ela aceitar a ser igual as demais que faz parte do seu mundo, é ai que está o erro do autor, pensa que esta dando a solução, onde na verdade esta expondo o problema e dando a solução com outro problema.

Por que não mostrar a realidade de outra forma e as soluções desses problemas incluindo o poder executivo legislativo e judiciário. Enquanto esses três poderes não atuarem de maneira correta, os problemas sociais serão os mesmos.

Nenhum comentário: