Todos nós temos um pequeno e secreto cantinho onde guardamos sentimentos, memórias, ilusões, recordações de momentos ou lugares, desilusões e também sonhos!
Os Sonhos comandam a nossa vida, dão-nos asas à imaginação, e nos transportam para além da nossa Alma!
Então esse aqui é meu cantinho:

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O show de Truman



Universidade Aberta do Brasil - UAB
Universidade de Brasília - UnB
Instituto de Artes – IdA


Licenciatura em Artes
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3
Prof.: Christus Nóbrega
Tutora: Juliana Duarte de Souza Costa
Acadêmica: Maria Claudione de Souza Rodrigues


Tecnologias Contemporâneas na Escola 3


O show de Truman


“Assistir e resenhar o filme”



Tarauacá-Acre, 31/08/2010
O show de Truman


Maria Claudione de Souza Rodrigues


É um filme dramático lançado no ano de 1998, direção de Peter Weir com duração de 102 minutos, assisti o mesmo na aula presencial da terça-feira na faculdade... Um filme de qualidade, ótimo para analise sobre a influência da mídia em nossas vidas.

O Show de Trumon conta a historia de um homem simples que pensava levar uma vida normal, onde na verdade de normal não tinha nada, pois estava sendo um protagonista de um programa de TV visto por milhares e milhares de pessoas em vários lugares do mundo. Toda essa historia tem seu desenrolar em uma criação artística enorme e encantadora. Falando assim me vem a cabeça a cena onde Truman fala “acho que estão me armando uma cilada”. Nesse momento vejo o céu no fim de tarde lindo mostrando o sol sobre o mar e a chegada da lua de uma forma tão perfeita que chegamos a pensar que é real, assim percebo o quanto a mídia pode nos induzir a creditar em seus efeitos e invenções.

Disse Peter Weir que tinha vontade de mostrar o quanto à mídia é capaz de interferir na realidade, na época surgiram críticas e analises sobre o mesmo onde diziam que futuramente seria sucesso que talvez chegasse ser uma serie de TV, mas não imaginavam que no futuro os realities shows tomariam grande espaço na TV, podemos perceber que o filme e os realities show atuais tem os mesmos objetivos, a intenção de criar um programa com conteúdos parecidos com de novelas, só que sendo na vida real. O filme não mostrou a realidade das pessoas que se relacionavam com Truman, e no reality show são mostrados, pois ficam varias pessoas no mesmo cenário real vivendo uma ficção, já no filme é o cenário fictício e realidade pessoal.
Nesse filme percebemos o poder que tem a mídia sobre os telespectadores desse programa, disse Christof que o programa servia para dar esperança, alegria e expirações a milhões de pessoas, mas conforme o que percebo no filme os telespectadores não vira o mesmo com esses olhos, e são incapazes de perceberem que a vida do Truman é manipulada pelas as vontades do diretor.
Então percebo que às vezes a própria mídia nos alerta de seus efeitos, é o caso desse filme, mas nos iludimos na história que ela nos passa e acabamos não percebendo a realidade que existe por trás das histórias, dos atos e efeitos.
Ficam bem claras as discussões sobre esses fatos, do poder opressor que tem a mídia sobre as vidas das pessoas, tanto os telespectadores quanto aos famosos que faz parte dela.

Nenhum comentário: