Todos nós temos um pequeno e secreto cantinho onde guardamos sentimentos, memórias, ilusões, recordações de momentos ou lugares, desilusões e também sonhos!
Os Sonhos comandam a nossa vida, dão-nos asas à imaginação, e nos transportam para além da nossa Alma!
Então esse aqui é meu cantinho:

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O quarto poder.

Universidade Aberta do Brasil - UAB

Universidade de Brasília - UnB

Instituto de Artes – IdA

Licenciatura em Artes

Disciplina: Tecnologias Contemporâneas na Escola 3

Prof.: Christus Nóbrega

Tutora: Juliana Duarte de Souza Costa

Acadêmica: Maria Claudione de Souza Rodrigues

Tecnologias Contemporâneas na Escola 3

O quarto poder

Assistir e resenhar o filme

"O estudo transforma as boas intenções em bons resultados."

Autor: Desconhecido

Tarauacá-Acre, 20/08/2010

O quarto poder

“A mídia tem o poder de informar, impulsionar e manipular o público”.

Maria Claudione de Souza Rodrigues

O filme “Quarto Poder”, com direção de Costa-Gavras, roteiro de To Matthews, e Eric Williams, com duração de 114 minutos é de drama e suspense o qual retrata a historia de um homem frustrado, após ser demitido resolve ir armado até o museu onde trabalhava conversar com a diretora na tentativa de ter seu emprego de volta, só que, a diretora não quer conversa e assim sem querer o mesmo acaba fazendo reféns e fechando o museu. Nesse momento no banheiro do museu está um reporte que também tinha perdido o emprego na rede mais famosa de televisão e vendo essa situação resolveu transforma em um drama midiático, por que naquele momento era o que ele precisava, e não podia perder a oportunidade de aparecer e continuar com a sua fama e dinheiro. Assim ele passou a manipular Sam, um homem trabalhador que só queria seu emprego de volta e a paz familiar.

Sam por acidente atinge seu colega de trabalho com um tiro no tórax, e assim ele acaba prejudicado e se rendendo as indicações do repórter Max. O qual fez toda a cobertura dos acontecimentos ao vivo que ele mesmo estava contribuindo para acontecer.

A meio tudo isso o fato estava em todos os canais de televisão com ibope altíssimo, Max já não tinha mais controle com a situação que ele mesmo criou em seu beneficio, creio que se Max não tivesse distorcido a verdade e manipulado Sam a historia teria um final diferente. Por que a mídia fez com a sociedade acreditasse que ele realmente foi assassino por ser racista e desumano. E na verdade ele era um homem trabalhador e só queria seu emprego de volta, isso não era visto pelo o público...

Depois de ver o filme “O Quarto poder” e o documentário “Além do Cidadão Kane”, vejo que a mídia é suja, o filme mostra o que um reporte é capaz de fazer em busca de seu sucesso, como os canais de televisões podem influência na vida da sociedade, como vi também no documentário Além do Cidadão Kane”, o qual mostra o domínio que tem a globo, a importância que a mesma tem na vida do povo Brasileira, prova disso foi à eleição de 1989, onde os cortes e manipulações efetuadas pela a Rede Globo no último debate de Lula deram vitoria a Collor, nesse debate foi mostrada ao público só o que favorecia Collor, então foi o ponto inicial para o mesmo se eleger. Assim foi o repúdio da sociedade a Sam, um homem do bem que só queria trabalhar e sustentar sua família, isso a mídia não fez questão de mostrar...

Temos que estamos preparados, pois ela influência em vários aspectos da nossa vida, tanto no comportamento, profissional e comercial, acabamos seguindo a risco o que ela nos induz a fazer, por mais atentos que estejamos à sociedade adota o que ela diz e acabamos seguindo a maioria.

A imprensa sempre quer está sendo vangloriada, quando foi para eleger Collor ela contribuiu e para seu afastamento também, ela sempre influência a maioria.

Sabemos que vivemos na era da informação, por isso que a mídia busca cada dia mais informações atrativas que possam chamar atenção dos telespectadores, então o público precisa está preparado para receber essas informações, pois muitas das vezes elas não são de boas qualidades e nem verídicas.

Como podemos ver no final do filme Sam o homem trabalhador que só queria seu emprego de volta acaba tirando sua própria vida por causa do impacto diante da repercussão que teve seu ator na mídia.

Nenhum comentário: