Todos nós temos um pequeno e secreto cantinho onde guardamos sentimentos, memórias, ilusões, recordações de momentos ou lugares, desilusões e também sonhos!
Os Sonhos comandam a nossa vida, dão-nos asas à imaginação, e nos transportam para além da nossa Alma!
Então esse aqui é meu cantinho:

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia especial para a poesia: aniversário de Castro Alves

Hoje, 14 de março, o poeta baiano abolicionista Castro Alves faz aniversário. O poeta ficou conhecido como o “poeta dos escravos” em função da sua luta pela abolição da escravidão. Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros.

Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera. Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.

Em memória a esse dia especial para a poesia brasileira, veja trechos da poesia "Navio Negreiro" declamados por Paulo Autran com imagens do filme de Steven Spielberg, Amistad.

www.ujs.org.br

Nenhum comentário: