Todos nós temos um pequeno e secreto cantinho onde guardamos sentimentos, memórias, ilusões, recordações de momentos ou lugares, desilusões e também sonhos!
Os Sonhos comandam a nossa vida, dão-nos asas à imaginação, e nos transportam para além da nossa Alma!
Então esse aqui é meu cantinho:

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pra Rua Me Levar


Não vou viver, como alguém que só espera um novo amor
Há outras coisas no caminho onde eu vou
As vezes ando só, trocando passos com a solidão
Momentos que são meus, e que não abro mão
Já sei olhar o rio por onde a vida passa
Sem me precipitar, e nem perder a hora
Escuto no silêncio que há em mim e basta
Outro tempo começou pra mim agora
Vou deixar a rua me levar
Ver a cidade se acender
A lua vai banhar esse lugar
Eu vou lembrar você
É mas tenho ainda muita coisa pra arrumar
Promessas que me fiz e que ainda não cumpri
Palavras me aguardam o tempo exato pra falar
Coisas minhas, talvez você nem queira ouvir
Já sei olhar o rio por onde a vida passa
Sem me precipitar, e nem perder a hora
Escuto no silêncio que há em mim e basta
Outro tempo começou pra mim agora
Vou deixar a rua me levar

Vazio

Hoje estou com um vazio sem explicação, sem estimulo para qualquer coisa, vontade de me fechar, ir para bem longe de tudo e de todos... Não sei o que sentir, não sei o que falar, não sei o que perguntar, já nem sei o que pensar. Então é melhor calar!

Analis


Gosto tanto dessa gatinha linda!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Minhas Bobagens

De uns dias desses pra cá, venho tentando mudar, e percebo que muitas coisas estão mudando.

Estou na fase de apagar, estou me desfazendo de velhos arquivos sem um pingo de remorso.
Sempre fui uma pessoa sentimentalista, sempre dei segundas, terceiras e décimas chances para tudo e todos. Daquele tipo de chorar e sofrer junto. De passar à mão na cabeça de quem fingia me querer bem... Ainda sou quase a mesma, mas com uma diferença, sinto que não sou mais a boazinha de antes.
Minha tolerância acabou... Não vou mais aceitar falsas amizades e nem quero conviver com gente mal-resolvida que me apunhala pelas costas. Não tenho raiva de ninguém e nem guardo magoas, mas minha prioridade agora é uma só: Eu. Por que chegou à hora de parar de ser boa com os outros e ser comigo. Agora vai ser assim, vacilou? A porta está aberta. Pois aprendi que quando ajudar aos outros começa a nos prejudicar é à hora de parar. Agora não sou mais... Não vou mais tolerar conviver com alguém que me faça sofrer, quero pessoas de sentimentos incríveis. Agora é daquele tipo; não quero, não posso, não devo. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Talvez


“... Eu vou roubar a cena
Vou te amar de novo
Até sentir
Que você é meu
E vai valer a pena
Esquecer de tudo
E amanhecer
Só você e eu...”

Provérbio chines

 Photobucket

A felicidade é como a borboleta: quando a perseguimos nos escapa; quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós.

Sonaira

A amizade desenvolve a felicidade e reduz o sofrimento, duplicando a nossa alegria e dividindo a nossa dor.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Esperança é o que nos move

Ontem à tarde assistindo televisão vi o filme dois da campanha criança esperança 2011. Fiquei horas pensando nas palavras da atriz Carolina Dieckmann, a qual diz "Esperança é o que nos move", realmente é a esperança que nos move. A cada dia que acordamos renasce uma esperança, uma perspectiva de que o dia de hoje será ainda melhor do que o de ontem. Como diz Matias Aires “Vivemos constantemente em esperanças, e quando alguma nos deixa e nos engana logo nos deixamos enganar por outra; não podemos viver sem aquele  engano.” Tendo esperanças não temos inseguranças, e sim, confiança que tudo acabará bem, que tudo vai passar e que novos dias virão.
Emocionante.

domingo, 26 de junho de 2011

E eu achando que minha galinha estava magra!


Há um ditado que diz assim: “A galinha do vizinho é sempre mais gorda que a nossa.”... Fico pensando se realmente é. Esses dias encontrei uma amiga que a muito tempo não via e como sempre, a encontrei sorridente, astral maravilhoso, cheia de energia, linda e elegante. Tudo que uma mulher gostaria der ser, está caracterizado nessa pessoa.
            Conversa vai, conversa vem e ela e disse que estava afastada do trabalho por motivos de saúde. Procurei com os olhos indícios de algo errado com ela e não encontrei nada aparente. Seria um problema psicológico? Com aquele sorriso maravilhoso, olhar brilhante e super animada... Não tinha condições de ser também.
            Perguntei se ela gostaria de me contar o que se passava com a saúde dela,  e  a  resposta que obtive foi: "Amiga, estou com câncer no cérebro,  e  os  meus  dias de vida estão findando."    Fiquei   com   os   olhos arregalados diante dessa resposta, um nó na garganta que fez um barulho enorme quando engoli em seco. Fiquei sem chão. Confesso que somente esbocei um som inexprimível e depois, reticências da minha parte.  Não sabia o que dizer diante do que ouvi. Ela percebeu é claro! Segurou em minhas mãos, me olhou nos olhos e concluiu: “A vida é preciosa amiga, não sabemos quando ela vai ser interrompida, mas quando estamos diante da morte e com os dias contados, o melhor é não perder tempo lamuriando o destino.  Pra  mim,  a  vida é  uma  dádiva   de Deus. Ele a deu e Ele a toma quando quer.” 
            Mesmo assim, diante de tudo que ouvi, o nó na garganta continuava apertado. Levantei da mesa onde estávamos tomando um café, me despedi e saí meio anestesiada. Tudo bem, Ele leva quando quer, e é certo que um dia iremos embora também dessa vida, mas pensar nisso causa um desconforto. Não estamos preparados para a finitude da existência. Eu creio na tricotomia do homem, que ele na verdade é um espírito, mora dentro de um corpo e possui uma alma. E o que na verdade padece é essa casa em que moramos... Mesmo assim não posso dizer que é fácil aceitar isso.
       Câncer no cérebro? Quem foi que disse mesmo que a galinha do vizinho é sempre mais gorda? Decididamente a galinha do vizinho às vezes é bem mais magra que a nossa, e não notamos que a aparência opulenta fica por conta das penas. Temos a tendência de achar que os nossos problemas são maiores que os dos outros, que a dor em nós é mais intensa, que nossa tristeza é mais profunda. 
            E eu que tinha saído aborrecida de casa, achando  que  a  vida  não tem sido boa comigo  e  que  Deus parece que me esqueceu... Por qual motivo mesmo é que eu estava me lamuriando tanto da vida e questionando Deus???
            PS: Notei que minha galinha anda bem gordinha!!!!!

Marly Bastos

sábado, 25 de junho de 2011

Bom domingo

Jamais desista das pessoas que você ama.

Gosto de:

Abraço apertado, sentir a respiração de quem amo, agir como uma criança, tomar banho ouvindo música no celular, sentar em um lugar alto e balançar os pés, fotografias antigas, pisar em folhas secas, nadar por horas, ver paisagens das janelas, músicas de fundo, amores de filmes, velhinhos nas praças, riso de criança, ler livros de romance, rever meus velhos diários, conversar horas sobre mim, ouvir os amigos lamentar sobre seus desamores, chorar de saudade, ficar no quarto sozinha, ficar perto de paizinho e mãezinha e do meu amor.

Ao meu amor:


Você sabe tudo que você significa pra mim, cada palavra, cada gesto, tudo sempre foi sincero e de coração e é lá que sempre vou te guardar... Amo-te.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

LEVE - ME DAQUI

Hoje acordei nostálgica... Acordei meio azeda porque já faz duas semanas que estou me sentindo ruim... Não ando bem de saúde. Acordei querendo uma via expressa rumo a realizações não utópicas... Rumo aos braços do meu amor e dos melhores amigos...

Hoje acordei desejando coisas simples... Vontade de só ouvir LEVE - ME DAQUI.



Leve-me daqui
Breve
Não sei aonde ir
Uma ilha, o Japão
Longe lá no céu, dentro do avião
Beije-me até sarar
Forte
Só sei que quero desmanchar
O nó que fica na garganta
O amor que fere também agiganta
Eu quis fugir
Baby, daqui
Botar o pé na estrada
Leve-me daqui
Leve
Eu quero me sentir
Nas águas do Oceano Atlântico
No seco do deserto te abraçar romântico
Love me, quer namorar
Corre
Zomba de mim pra eu me entregar
Língua quente, lava de vulcão
Percorre o céu da boca e me tira do chão
É tão difícil pra mim
Entender as coisas do coração
O amor pode ser bom sim
Eu não sei não
Eu não sei

quinta-feira, 23 de junho de 2011

HUMANO 'ATÉ OS OSSOS'


Em homenagem ao dia de Corpus Christi publicamos um capítulo de nosso novo livro: MADALENA, a Mulher que Jesus Amava. O texto é uma defesa apaixonada, mas lúcida, de que o Filho de Deus assumiu toda a nossa humanidade, no limite da dor de ser crucificado.

Veja aqui: ECOS SOCIALISTAS 

Eu amo Jesus, sempre amei


Jesus, o grande mestre, o Cristo, encarnou na Terra com a missão de nos salvar. A mensagem era de nos salvar de nós mesmos, nos mostrando que o caminho era amar e perdoar. O que fizemos com a mensagem de Jesus? A mensagem de amor se transformou em intolerância religiosa e ódio por aqueles que não pensassem iguais. Tivemos a Inquisição, hoje temos igrejas protestantes que pregam a separação até entre eles mesmos. Tivemos guerras em nome de Deus que até hoje tem os seus adeptos. Tivemos Cruzadas em nome de um Jesus que pregou amor, mas que parece ter desaparecido nas religiões que se dizem cristãs, e que hoje se tornaram sinônimos de manipulação, alienação, intolerância e exploração.
Eu amo Jesus, sempre amei. Mas, não esse Jesus marqueteiro das igrejas atuais. Não esse Jesus ganancioso que só pensa em dízimos e ofertas. Não esse Jesus intolerante que exclui os que mais precisam. Não esse Jesus da teologia da prosperidade que diz que o abençoado é aquele que consegue carro do ano e casa com piscina.
Eu amo o Jesus da Galiléia que pregou o amar ao próximo, que devíamos dividir nossa túnica, o nosso pão, o nosso vinho. O Jesus que amava os odiados pela sociedade. Jesus pregava a importância do ser e não do ter.
O Movimento da Nova Era chegou professando uma mudança de paradigmas, numa mentalidade que valorizava a espiritualidade. No entanto, vemos muitos enriquecendo em nome dessa nova era, vendendo livros, CDs, dvs, palestras com preços absurdos. Há retiros espirituais só para seres financeiramente evoluídos... Enfim, o que quero dizer é que tudo pode ser corrompido pela ganância e a vaidade humana.
 Devemos ansiar pelas mudanças e começando por fazermos as mudanças em nós mesmos, desde já, porém, devemos ter consciência de que nem tudo são flores na caminhada evolutiva. Estamos nos esquecendo de que todo ser tem o direito de crer no que quiser, mas ninguém tem o direito de impor nada a ninguém. Todos têm o direito de opinar, mas ninguém tem o direito de ridicularizar a opinião alheia. Proclamamos-nos seres civilizados e espiritualizados, no entanto, numa rápida passagem por alguns comentários, podemos ver a que nível nos encontramos...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Falta de fé

Tenho que dominar um leão dentro de mim, todos os dias... É um leão imponente, que me desafia me olha nos olhos e me dá medo... É o leão da falta de fé, da angústia, da tristeza, do medo, da frustração, da dúvida... É o leão da realidade de ter de trabalhar para sobreviver na matrix... É o leão de ver tanta desgraça num mundo de sofrimentos... É o leão que me incita a largar tudo e sair correndo e me esconder da vida... São muitas feras dentro de mim. No entanto, estou lutando com os meus próprios limites, tentando evoluir a cada dia, para que eu seja merecedora de uma transição para uma 5ª dimensão, como professa a promessa da transição planetária. Preciso ser merecedora de viver num mundo melhor. E sei que se eu não fizer nada para mudar o aqui e agora, eu não poderei ir para nenhum outro lugar. E essas mudanças devem começar em mim, não adianta querer mudar o mundo se não consigo nem mudar os meus defeitos. Desejo muito as transformações, mas sei que se eu não me modificar primeiro, não haverá transição que fará isso por mim.

Say - John Mayer

De todas as músicas que já escutei em minha vida, Say de John Mayer é com certeza uma das que mais me toca. A música é toda linda, daquele tipo ao ponto de explodir emoções...


terça-feira, 21 de junho de 2011

Sou Humano

Identifico-me muito com essa música (Sou Humano - Bruna Karla) e sinto a presença de Deus quando a escuto. É nesse momento que vejo o quanto sou pequena diante do pai e busco a ele pedindo; Deus me ensina a ser perfeita como manda a tua palavra.

“Me ajude a ousar com minha fé
Sou pequeno eu não sei ficar de pé
Sou dependente, tão dependente
Vem Senhor ao meu favor
Me ajude a ousar com minha fé...”


Americanos juntos há 61 anos esperam mudança de lei para se casar

Richard Dorr (esq.) e John Mace  (Foto: Jamie McGonnigal/Equality Photography.com e Freedom to Marry)
Richard Dorr (esq.) e John Mace (Foto: Jamie McGonnigal/Equality Photography.com e Freedom to Marry)

Richard Dorr, 84 anos, e John Mace, 91,aguardam apenas legalização do casamento gay em Estado americano.


Dois professores de canto, que vivem juntos há 61 anos, aguardam a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nova York para se casarem.
Richard Adrian Dorr, de 84 anos, e John Mace, de 91, já receberam o convite de um amigo do Estado americano de Connecticut, onde o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado, para oficializar a união.
Mas os dois, que moram em Nova York desde a década de 40, querem se casar na cidade e pretendem esperar até que o casamento gay seja aprovado lá.
'Começar uma nova fase na vida, ao se casar depois de 61 aos, seria completar algo que foi muito maravilhoso para nós dois', afirmou Richard Dorr.
'Seria ótimo poder dizer: 'somos casados'', disse Mace
'Somos novaiorquinos e, depois de 61 anos de união, sentimos que temos o direito de ser casados, em Nova York. Já está na hora, não?', pergunta Dorr a Mace durante entrevista à ONG americana Freedom do Marry, que está fazendo uma campanha de divulgação pelo casamento dos dois professores.
Dorr e Mace aguardam a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Nova York, já que a lei já foi aprovada na Assembleia do Estado e agora espera aprovação do Senado de Nova York.
Além de Connecticut, o casamento entre pessoas do mesmo sexo já é aprovado em outros quatro Estados americanos: New Hampshire, Massachusetts, Iowa e Vermont, além da capital, Washington.
O governador do Havaí, Neil Abercrombie, aprovou a lei de uniões civis entre pessoas do mesmo sexo em fevereiro, o que abre o caminho para que casais de gays e lésbicas tenham os mesmos direitos que casais heterossexuais a partir de 1º janeiro de 2012.
'Recorde'
Os dois são professores de canto e já deram aulas para atrizes como Vanessa Redgrave e Bette Midler.
Dorr e Mace se conheceram em 1948 quando estudavam na escola de artes Juilliard School, em Nova York. Mace trabalhava em meio período na escola e Dorr teve que ir ao escritório onde ele estava.
'Foi um momento que nunca vou esquecer', contou Mace.
'Disse para ele: 'quero cantar para você'', disse Dorr.
Desde que se uniram, eles criaram juntos o filho de Mace, Paul.
Mace afirma brincando que o tempo de união dos dois é como um 'recorde'.
'É tipo um recorde. (...) Tivemos pouquíssimas discussões', afirmou.
'Nunca vá dormir brigado', acrescentou Dorr.
Os dois pensaram em casar logo depois dos confrontos de 1969, no bar novaiorquino Stonewall entre os frequentadores homossexuais e a polícia, considerados como a 'fundação' do movimento gay nos Estados Unidos e no mundo.
Mas, na época eles não conseguiram. No entanto, agora, os dois esperam a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo para se casar em Nova York.

G1

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Saudades...

O sol queima lá fora.

Está realmente abrasador.
Hoje me deu uma saudade. 
Saudades de um rio ou igarapé para se banhar a hora que quiser.
Saudade das travessuras da minha infância.
 Saudades de subir nas mangueiras e devorar seus frutos. Dos açaizeiros, abacateiros e das goiabeiras.
Que loucura!
Corria no campo e quando cansava descansava sobre as praias daquele lugar...
Saudade do copo de leite tirado da vaquinha que minha mãe me dava antes de ir para a escola.
Saudade dos terreiros que minha mãe trazia sempre varridinho.
Saudades de acordar com o barulho das galinhas.
 Saudade daquela vida passada longe da violência e das drogas, aonde a vida era um paraíso em meio à natureza.
Saudade daquela vida tão simples que passou e eu não vi.

Reflexão - (Chico Xavier)


Que Deus não permita que eu perca o ROMANTISMO, mesmo eu sabendo que as rosas não falam...
Que eu não perca o OTIMISMO, mesmo sabendo que o futuro que nos espera não é assim tão alegre...
Que eu não perca a vontade de VIVER, mesmo sabendo que a vida é, em muitos momentos, dolorosa...
Que eu não perca a vontade de ter grandes AMIGOS, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas...
Que eu não perca a vontade de AJUDAR as pessoas, mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver, reconhecer e retribuir esta ajuda...
Que eu não perca o EQUILÍBRIO, mesmo sabendo que inúmeras forças querem que eu caia...
Que eu não perca a VONTADE de amar, mesmo sabendo que a pessoa que eu mais amo, pode não sentir o mesmo sentimento por mim...
Que eu não perca a LUZ e o BRILHO no olhar, mesmo sabendo que muitas coisas que verei no mundo, escurecerão meus olhos...
Que eu não perca a GARRA, mesmo sabendo que a derrota e a perda são dois adversários extremamente perigosos...
Que eu não perca a RAZÃO, mesmo sabendo que as tentações da vida são inúmeras e deliciosas...
Que eu não perca o sentimento de JUSTIÇA, mesmo sabendo que o prejudicado possa ser eu...
Que eu não perca o meu forte ABRAÇO, mesmo sabendo que um dia meus braços estarão fracos...
Que eu não perca a BELEZA e a ALEGRIA de ver, mesmo sabendo que muitas lágrimas brotarão dos meus olhos e escorrerão por minha alma...
Que eu não perca o AMOR por minha família, mesmo sabendo que ela muitas vezes me exigiria esforços incríveis para manter a sua harmonia...
Que eu não perca a vontade de doar este enorme AMOR que existe em meu coração, mesmo sabendo que muitas vezes ele será submetido e até rejeitado...
Que eu não perca a vontade de ser GRANDE, mesmo sabendo que o mundo é pequeno...
E acima de tudo...
Que eu jamais me esqueça que DEUS me ama infinitamente, que um pequeno grão de alegria e esperança dentro de cada um é capaz de mudar e transformar qualquer coisa, pois...
A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor!

sábado, 18 de junho de 2011

Bom domingo



Só por HOJE

...Eu gostaria de estar num lugar em que nenhum ser humano tivesse pisado, falar uma língua que nenhum ser vivo entendesse e saborear de um sentimento que jamais foi tido por qualquer mortal, como a paz.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O e-mail que recebi da minha amiga Sonaira


A você amiga Claudione...
Hoje resolvi demonstrar o meu grande carinho e amizade que tenho por você, estar com você é tão gostoso, que nos momentos de tristeza, tanto minhas como suas, os sorrisos ocupam o lugar das nossas lágrimas, pelas fascinantes palavras alegres que saem da tua boca e me fazem gozar na mais absoluta constância de alegria e fantasia da vida, e dos prazeres e desprazeres da mesma.
Sempre somos obrigadas a nos deparamos por testes e obstáculos da vida, tivemos várias surpresas, várias derrotas, alegrias, tristezas, choros, sorrisos, já vivenciamos muitas coisas juntas, até fomos alvos de intrigas que por ventura desagradável do destino, separamos uma da outra. Mas quando a amizade é verdadeira ela não acaba nunca... Porque amiga é aquela pessoa que o tempo não acaba, que a distância não separa, e que a maldade não destrói. A nossa amizade não é perfeita, porque não somos perfeitas, mais é um tesouro, porque somos ouro... Temos brilho, a essência dos nossos sorrisos incomoda, mais também alegra!
Clau... Você é uma amiga que não está para satisfazer somente os desejos e vontades de um amigo, não está apenas para elogios pacatos e falsos, mais para segurar a mão quando a outra precisa, para criticar quando precisar é humana, solidária não é como muitos pensam te criticam quando não te conhecem, quando conhece vive tentando te decifrar, pelo seu jeito de mulher misteriosa e secreta... E na verdade reconhece seus erros, corrige-os e vive na esperança de dia melhores... Aprecio muito você, pensa sobre muitas coisas, não é apenas alguém que quer viver, você procura entender a vida, compartilhar suas idéias e ideais, gosta de ver as coisas sobre várias formas e ângulos. Eu te admiro e te gosto muito... Conviver com você é simplesmente fantástico!!!

Sonaira Kimberly

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não vão conseguir me intimidar

Por muitas vezes calada estive diante de maldade, tortura e mentira.
Hoje entristecida me encontro, mais não desistirei de lutar, apesar das desilusões, decepções e perseguições, não vão conseguir me intimidar.

ExpoTarauacá é uma vontade imperiosa dos Tarauacaenses e do Governador Tião Viana


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não existe nada mais cruel e traiçoeiro do que o tempo.



O tempo é a definição da própria vida. Vamos aproveitar-lo para buscar a paz, harmonia, alegria, gozo e prosperidade.

Caio Fernando Abreu

breudehoje:

- Um desânimo. Uma lerdeza. Um oco. Aquela velha sensação de estar jogando fora a vida. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Uma grande, uma enorme, uma davastadora falta de saco para qualquer pessoa.
Caio Fernando Abreu.
- Um desânimo. Uma lerdeza. Um oco. Aquela velha sensação de estar jogando fora a vida. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Uma grande, uma enorme, uma devastadora falta de saco para qualquer pessoa.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Colgando en tus manos


“Teu sexto sentido sonha comigo

As tristezas da vida

Todos temos tristezas, que podem ser coisas simples, como uma decepçãozinha caseira de manhã, como uma grande traição pela pessoa amada ou de alguém que você gosta tanto. Ela infelizmente não é justa e não adianta você pensar que ela precisa ser... Lembre-se que neste mundo estamos todos em uma grande selva, onde precisamos literalmente lutar pelo nosso lugar, sustendo e sobrevivência... A vida é assim...
A vida é cheia de problemas diários, dúvidas, decepções, chateações... Tudo se resume em fatos tristes que podem nos colocar para baixo... É a vida...

Ser Professor


domingo, 12 de junho de 2011

Ao meu namorado:


Meu namorado... É perfeito do meu jeito...

Do seu jeito...

Fomos... Somos e seremos UM...

Sem fim... Pois meus sonhos são eternos...

E ele é a parte INTEIRA do meu EU!

sábado, 11 de junho de 2011

Junto há mais de 80 anos, casal diz que 'todo dia é Dia dos Namorados'

Para a costureira Otacília Gomes de Oliveira, de 102 anos, casada há 82 com o lavrador aposentado José Francisco dos Santos, de 106, "todo dia é Dia dos Namorados". Por isso, ela não programa nenhuma comemoração especial neste dia 12. Diz apenas que espera passar mais uma data especial ao lado "do amor de sua vida" e a família, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Otacília afirma com convicção que José Francisco nasceu para ser seu companheiro. "Eu vi ele com a roupa que depois usou no dia em que me conheceu pessoalmente", conta. Na vida real, o encontro ocorrido no interior de Alagoas há mais de 83 anos foi tão marcante que desde então ela não desgruda do amado. Otacília e José Francisco dos Santos namoraram apenas por quatro meses. "O namoro naquela época era bem diferente. Era um sentado aqui e o outro, ali", lembra a costureira, indicando com o dedo uma distância considerável. Em fevereiro de 1929, os dois receberam a bênção de um padre em uma igreja onde atualmente fica a pequena cidade de Poço das Trincheiras (AL) e foram morar juntos. Meses após o matrimônio, o casal teve um filho - o primeiro de 15. "Ele está com 82 anos hoje. Meu filho já é bisavô", diz, orgulhosa. A filha caçula tem 60 anos e é um dos seis filhos que estão vivos. Em uma época em que as mulheres costumavam trabalhar apenas em casa, cuidando dos filhos, Otacília foi precursora ao ajudar na renda familiar com serviços de costureira e parteira. "Foram 20 anos fazendo partos. Já perdi a conta de quantas pessoas eu trouxe para esse mundo." Por sua vez, José Francisco, mais reservado que a mulher, sempre trabalhou na lavoura. Cansado das condições de vida em sua terra natal, em 1950 ele decidiu mudar com filhos e mulher para Lucélia, cidade paulista a 573 km da capital. A família melhorou de vida e foi morar 11 anos depois em uma casa na Vila Sabrina, na Zona Norte de São Paulo. Atualmente, eles moram em Guarulhos, na GrandeSão Paulo. "Cheguei em 1976. Aqui, onde a gente vive, era só mato. Mas já diziam que a região ia melhorar, que ia crescer bastante, e foi o que aconteceu", diz. O amor duradouro e a saúde física e mental se devem, na opinião de José Francisco, a bons hábitos e ao respeito mútuo. "Nunca fumamos nem bebemos. E a gente nunca teve ciúmes um do outro." Segundo o eletricista Antônio José dos Santos, de 61 anos, o filho mais novo entre os homens, os pais colhem o amor e o carinho deram durante a vida. "Acho que o que ajuda os dois a estarem tão bem é o amor dos filhos, o carinho que damos a eles", diz. Segundo ele, o namoro ainda é "à moda antiga". "Os dois ficam sentadinhos, um do lado do outro." A dona de casa Mayte de Curtis Goulart, de 27 anos, diz que um não vive mais sem o outro. "Em uma época em que todos se separam por qualquer coisa, eles são um exemplo", afirma a jovem, que é mulher de um dos bisnetos do casal e mãe de seu mais novo tataraneto, Pedro, de 2 anos. Rotina A rotina de Otacília e José Francisco é simples: eles costumam acordar por volta das 9h e, em seguida, tomar um café da manhã leve. Durante o dia, bebem bastante água e tomam diversos copos de café preto. À tarde, ouvem discos em uma velha vitrola - os preferidos são os forrós de Luiz Gonzaga - e veem televisão. Isso quando não recebem conhecidos e parentes que vão lá à procura da bênção de Otacília. "Em minha casa, graças a meu bom Deus, nunca entrou gente ruim", diz a mulher, que é benzedeira desde pequena. Ao receber as visitas, eles passam horas conversando sobre assuntos diversos, desde atualidades até os velhos tempos. "Não tem memória melhor do que a minha, meu filho", acrescenta a idosa. No início da noite, fazem uma refeição reforçada e vão se deitar por volta das 22h. Ambos são católicos fervorosos e nunca deixam de rezar por pelo menos uma hora diariamente. Nas orações, agradecem a Deus pela saúde que têm e pedem proteção a cada um de seus amigos e parentes, que são muitos. Além dos seis filhos vivos, o casal tem 53 netos, bisnetos e tataranetos. A costura ocupava boa parte do tempo da idosa até 2010. A atividade, porém, foi interrompida temporariamente por conta de um tombo. Há cerca de um ano, ela quebrou o fêmur ao tentar arrumar a cortina da casa. Como os pedais das máquinas podem causar novas lesões à perna machucada de Otacília, seus filhos pediram para a mãe não trabalhar por um tempo. Mas nada disseram sobre caminhar. Meses após o tombo, ela já subia e descia escadas e andava pela casa. Para quem, segundo os médicos, nunca mais andaria sem bengala, os pequenos passeios são uma vitória. Para o futuro, José Francisco e Otacília pretendem continuar recebendo visitas e fazendo novos amigos, com muito amor. "Sempre há espaço para mais alguém nas minhas orações", brinca o aposentado.

Fonte: G1

Alma - Zélia Duncan



“Crise!
Já acabou, livre
Já passou o meu temor
Do seu medo sem motivo
Riso, de manhã, riso
De neném a água já molhou
A superfície!...

sexta-feira, 10 de junho de 2011

É preciso viver, não apenas existir!


Eu descobri que sempre tenho escolhas.
E muitas vezes, trata-se apenas de uma escolha de atitude.

Eu sou assim


Muitas vezes quero a perfeição
Mas que aflição
Ela não me aceita sou imperfeita
Mas que decepção
Cada dia amanhecido vou a sua busca
Mas ela me ensina
Que na vida temos que tudo aprender
E os laços vencer
Sempre lembrar que sou humana
E posso errar
Não quero errar quero tudo acertar
E lá vem à falha
A falha de ser apenas eu sem opção
Não posso ser outra
Penso em uma forma de vencer os medos
Não consigo
Rumo em busca de conhecimento da vida
Não aprendo
Então me lembro da sabedoria que existe
E lá está ela
Em cada tombo que levo durante a caminhada
E me levanto
Sigo em frente mesmo machucada na mente
E tenho um apoio
Daquele que está sempre em minha vida
Meu Deus
Que me dá a mão quando dela preciso
Nunca me diz não
Nesse momento percebo que posso mudar
Nunca desanimar
E que sempre vou ser eu mesma em mim
Nunca desistirei
Olharei cada obstáculo de outra forma
Sempre sendo eu
Caminharei pela vida com rumo certo
Olhando para frente
Esquecendo um passado já não existente
Olhando dentro de mim
Pensando que a perfeição não posso alcançar
Olhando outra gente
Apenas me entregar de corpo e alma
A minha vida docemente

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES

Crônicas digitais: Mulheres

É. Eu tenho orgulho de ser mulher. E gosto de dizer que jamais queimaria meus sutiãs. Mas existem coisas que me fazem realmente ter inveja dos homens. Acreditam?
Fernanda Mello

quarta-feira, 8 de junho de 2011

segunda-feira, 6 de junho de 2011



Você que ainda não encontrou seu brilho, não tente encontrar sua luz no seu semelhante, se descubra, seu brilho está em si próprio, o dia que descobrires, será digno de aplausos.


Carpe diem...


Esqueça tudo, e apenas sinta! Não procure perfeição porque vai achar ilusão; apenas não procure... Deixe que tudo acontece ao seu tempo, apenas sinta o aqui e agora do amor e viva esse momento; sem medo de sentir, sem pensar "e se...", sem racionalizações dos sentimentos. 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

 
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
(Paulo Freire)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Canto da estrada real

A pé, alegre, sigo pela estrada real,
Saudável e livre , o mundo diante de mim , 
O amplo caminho da terra morena 
à minha frente me conduz aonde me agrada. 

Daqui por diante não interrogarei o destino,
eu mesmo serei o destino.

(...) 

Forte e contente, sigo pela estrada real. 


Walt Whitman